NA 1ª PESSOA...

IMPRESSÕES DA ANA RITA

   

     Nesta página Ana Rita Vigário vai publicar um conjunto de crónicas relacionadas com vários temas da sua atividade como ciclista. Competições, projetos ou meros pensamentos e/ou divagações, serão bem diversificados os motivos destas explanações.
     Começamos esta rúbrica com o último texto publicado na revista "Biking Aventura".

Balanço de 2012 e perspetiva para 2013
  Com o ano 2012 quase a terminar, o meu balanço foi bastante positivo. Este ano com o regresso à faculdade, a minha vida mudou bastante, deixei de ser trabalhadora-ciclista para passar a ser estudante-trabalhadora- ciclista. O que mudou? O tempo para realizar estes três objetivos. Mas como eu gosto de desafios este é mais um e como nada é impossível, e só se consegue com muito trabalho, conto com a ajuda da família que tem sido excecional.
  Parti para esta época com uma grande motivação, a ida para a equipa profissional de ciclismo a LA Alumínios/Antarte. Sem dúvida uma excelente equipa, com pessoas que trabalham em prol do ciclismo, de que gostam e com muitos anos de experiência. Foi um prazer estar ao lado de campeões e de amigos, sim ciclistas humildes, trabalhadores e que me trataram como uma verdadeira colega de equipa.
  Em relação aos resultados, não vos vou mentir, ambiciono sempre mais, mas considero que foi um ano positivo, com três medalhas, uma de bronze no XCO e duas de prata, uma no nacional de contra relógio e outra no ciclocrosse, muito melhor do que não ter alcançado nenhuma, algo que fui aprendendo pelos “sábios” de ciclismo cá em casa e que são logo dois… De realçar a minha presença em provas internacionais de XCO, começando logo no dia um de Janeiro com a prova C1 na Turquia, onde alcancei a 5ª posição, tal como na Copa de Espanha.
  Na Taça de Portugal de XCO, fui sempre uma atleta regular, fiquei super contente com o meu 3º lugar em Silves, onde estavam algumas das melhores atletas internacionais.
  Este ano realizei poucas provas de estrada mas a convite do Diretor Luís Nepomuceno, da equipa Ouribike, onde já fui atleta, estive presente num prémio de estrada na Republica Checa. Não posso deixar de dar aqui os meus parabéns ao Sr. Luís por continuar acreditar nas femininas. Com ele estive presente em inúmeras provas internacionais, inclusive a Volta a França Feminina, algo que qualquer ciclista sonha.
  Ainda faltam os duatlos, modalidade que experimentei e adorei. Este ano a correr também pela LA Alumínios/Antarte, realizei poucos, uma vez que estes coincidiam com algumas provas de XCO. Gostei de fazer o Campeonato Nacional de Triatlo por estafetas, onde a minha equipa ficou em 2º lugar, eu fiz a parte da bicicleta, 90Km sempre a rolar.
  Um aspeto muito importante para mim nesta época foi o apoio da Scott Portugal, na pessoa do Sr. Jaime Almeida, com uma bicicleta Scott de BTT. Importante, porque finalmente uma marca que me deu o devido valor após estes anos todos de competição. Uma bicicleta excelente, que me deu algumas vitórias, e alguns lugares de destaque.
  Para 2013, continuarei na grande equipa LA Alumínios/Antarte. Com os objetivos habituais, tentar ser a melhor nas várias vertentes e modalidades que eu pratico. Participar em algumas provas internacionais, inclusive Taça do Mundo de XCO, uma vez que temos uma na nossa vizinha Espanha. Gostaria de estar presente no Campeonato da Europa e do Mundo, algo que ambicionei durante toda a minha carreira mas nunca se proporcionou, nem quando fui Campeã Nacional ou a melhor portuguesa da Taça de Portugal XCO, talvez porque para estas provas de nível demasiado exigente, não esteja ainda à altura. Quem sabe este ano! Tenho consciência, que para isto terei que treinar muito e continuar com todos os apoios que me permitam singrar nesta modalidade que tanto adoro. Tenho consciência das dificuldades mas com trabalho nunca se sabe…
  Para finalizar tenho que salientar todos os nomes que foram e continuam a ser importantes para que eu continue neste mundo das bicicletas.
  Pedro Vigário, acho que é a primeira vez que te agradeço, isto porque como se costuma dizer, “És da casa”! Obrigada por me aturares ao longo destes anos e me acompanhares e treinares desde o tempo em que eu era bastante gordinha e fazia último nas provas, acreditaste sempre em mim. Obrigada!
  À minha equipa LA Alumínio/Antarte, nas pessoas dos Srs. Mário Rocha e Luís Almeida por acreditarem em mim e perceberem o quanto o BTT pode ajudar a promover as equipas e seus sponsors.
  À CMEP, melhor clinica de desporto do país, obrigado Dr. Jaime Milheiro por me acompanhar, a sua ajuda é imprescindível.
   Obrigada Sr. Jaime Almeida, Scott Portugal pela bicicleta e outros apoios de grande qualidade.
   Revista BikingAventura, obrigado Pedro Costa, continuação de um excelente trabalho como até agora tens feito, deste o merecido destaque à competição e aos seus protagonistas embelezando ainda mais a revista e projetando-a para um nível superior.
  Obrigada aos meus amigos da faculdade que estão sempre do meu lado Susana Magalhães e Ana Marques, vocês são sem dúvida umas grandes amigas, Maria, Hélder, Augusto, Bruno e Bárbara.
      Para terminar muito obrigada a todos os adeptos, betetistas, ciclistas, diretores que me continuam acarinhar e apoiar, quer nas redes sociais quer nas provas e nos treinos. Vocês fazem parte da minha motivação para continuar a ser quem sou!
                                                                 
P.S. Podem consultar todos os resultados e noticias no meu novo site em www.anaritavigario.com
 
  Bom Natal, Bom Ano!
                                                                          Ana Rita Vigário